Você, profissional de comunicação (como eu) que tem como objetivo atuar com redes sociais , dê uma olhada nisto:
Salário Social:
Para profissionais envolvidos com mídias sociais, aí vai um bom parâmetro de remuneração. De acordo com um levantamento realizado pela Desix, consultoria em RH especializada em recrutamento, os salários na áreas de analista e gerente de mídias sociais estão girando em torno dos R$ 3,5 mil e R$ 15 mil, respectivamente.
Recrutamento:
A empresa de recrutamento Robert Half liderou um estudo sobre autilização de redes sociais para recrutamento de pessoas e constatou que 21% das companhias nacionais costumam utilizar essas ferramentas para definir perfis de candidatos a uma vaga (aquela famosa varredura no Facebook). O mesmo estudo ainda constata que essa prática pode agilizar processos seletivos. - os processos de recrutamento brasileiros costumam ter duração de três semanas (duas abaixo da média global)
*Fonte: Revista ResultsOn #22
Logo, chegamos a seguinte conclusão que, se você quer ganhar um salário desses, você deve ter muito cuidado com o que está postando em seus perfis nas Redes Sociais.
Vamos fazer uma pequena reflexão: se o facebook é utilizado para acelerar o processo de seleção, significa que parte significativa do que é avaliado pelos profissionais de RH está no que, normalmente, as pessoas postam sobre si na plataforma. Portanto, facebook, orkut e afins não são, definitivamente, um lugar para "brincar" com a própria imagem... Concordo com a sua conclusão, Ricardo.
ResponderEliminarMuito interessante este post! A grande maioria das pessoas realmente se descuida não toma o cuidado com o que postam por aí, o que acaba por interferir diretamente na sua imagem digital.
ResponderEliminarDa mesma maneira que a pessoa é julgada pelo que fala, é perfeitamente possível traçar um perfil profissional, pessoal e psicológico só pelo tipo de interação que a pessoa faz na grande rede.
Acho um excelente momento para parar tudo, fazer uma auto-análise e rever muitos conceitos.
Infelizmente a primeira impressão é a que fica, mas nem sempre esta primeira impressão condiz com a realidade e capacidade de cada um.
Sem dúvida, as redes sociais tornaram-se curriculos virtuais, ainda na semana passada li uma nóticia sobre um comediante dos Estados Unidos, que foi demitido por fazer uma piada sobre o terremoto no Japão em seu twitter (http://migre.me/465wy).
ResponderEliminarVocês podem dizer: "Ellen, ele fez uma piada sobre o Japão, é claro que no momento isto não cai nada bem!" É, porém ele colocou no Twitter, onde as mensagens se espalham rapidamente. Sem contar que ele representa uma empresa, e tenho certeza que nenhuma marca quer estar associada a uma piada cruel.
Realmente é hora de analisarmos muito bem o que postamos na rede!